Skip to content

Professores recebem orientações sobre o uso da voz

07/12/2010

Através da Secretaria da Saúde, via Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, a Prefeitura Municipal trouxe a Anápolis uma fonoaudióloga especialista em voz para ministrar palestra aos professores da rede municipal acerca do uso correto da voz.

 Realizado paralelamente ao III Simpósio em Saúde do Trabalhador, o I Simpósio em Saúde Vocal foi aberto pela coordenadora do Cerest, odontóloga Ana Cláudia Dezzen, e teve a apresentação do cantor Roberto Brenner, e reuniu mais de 300 profissionais docentes no auditório do SESI. Os professores  ouviram atentamente a exposição da fonoaudióloga e mestranda em Distúrbios da Comunicação Fabiana Zambron, que atua junto ao Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo.  Na palestra de abertura dos conclaves, ela abordou os temas “A voz do professor: fatores de risco – sintomas vocais mais comuns em professores”.

 As outras palestras versaram sobre “Mecanismo de Produção focal: diferença entre vozes adaptadas e alteradas”; “Hábitos que ajudam no bem estar vocal dos professores: mitos e realidades”; e “Particularidades da comunicação do professor de creche”, orientando sobre os recursos comunicativos que os professores poderão lançar mão para lidar com crianças pequenas e como contar histórias e ao desgastar a voz.

 A fonoaudióloga também ministrou exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal. Explicou que as condições inadequadas de trabalho, uso excessivo da voz, excesso de trabalho, falta de informação sobre a voz e a o despreparo e falta de percepção vocal são fatores que contribuem para os prejuízos com a voz de profissionais que têm na voz sua principal ferramenta de trabalho, como é o caso dos professores. O uso de substâncias como cafeína, cigarro, álcool e outras drogas também são prejudiciais à voz, considera a fonoaudióloga.

Assessoria Pedagógica – SEMED

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: