Skip to content

Professores são chamados a repensar a infância

03/09/2010

Os professores da Educação Infantil do município de Anápolis e de cidades vizinhas (Petrolina, Nerópolis, Campo Limpo, Goianápolis), foram chamados a repensar a infância. Eles foram incitados a repensar a prática educacional durante a terceira palestra ministrada no II Seminário de Educação Infantil, que se realiza no auditório Richard Senn, da UniEvangélica.

“A personalidade de uma criança se forma até os seis anos de idade”, disse a palestrante, mestre Maria de Lurdes Ribeiro, que esmiuçou o tema “Os desafios do professor de Educação Infantil nos dias atuais”. Dois componentes de sua equipe encenaram a peça Dom Casmurro, para mostrar que os desafios da Educação Infantil começam em casa, na primeira infância, quando “deparamos com muitos lares desajustados”. Ela desafiou o professor a focar o olhar sobre o desenvolvimento infantil e encarar com seriedade as diferenças. “Cada criança tem perfil diferenciado; cada criança tem um esquema pessoal de desenvolvimento, particularidades que devem ser pontuadas e respeitadas”. A palestra teve uma hora e meia de duração com exemplos práticos.

A mestre conclamou o professor a, enquanto educador, aprimorar sua capacidade de enxergar a criança como um ser social, um ser emotivo, um ser dotado de psicomotricidade e cognição. Lembra que cabe a ele desenvolver a criatividade da criança, através do lúdico, da formação de valores. Rica em detalhes, a palestra despertou o professor para sua missão: de formador de cidadãos.

A segunda palestra do dia versou sobre a “Saúde Vocal do Professor” pela mestre Jane Kátia Quintanilha, que explanou com detalhes as conseqüências do mau uso da voz pelo professor e apresentou os métodos de prevenção de problemas vocais.

Promovido pela Prefeitura, através a Secretaria Municipal de Educação, o II Semei termina nesta sexta feira, às 17 horas, com a realização de vários minicursos.

Assessoria de Comunicação – SEMED

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: