Skip to content

Gestores encerram seminário sendo chamados à redefinição de seu papel

11/06/2010

Com a apresentação dos grupos formados durante o curso, os gestores das Unidades Escolares da Rede Municipal concluíram o Seminário “Educação e o Desenvolvimento Humano no Município de Anápolis”, iniciado em janeiro último. Com carga horária de 48 horas, o curso teve um objetivo principal: conduzir os gestores a pensar a educação de uma forma macro. A propósito, no encerramento do estudo, a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia professora Virgínia Maria Pereira de Melo, voltou a abordar o assunto, frisando a necessidade de “redefinirmos nosso papel”. Virgínia Melo ressaltou que os educadores, notadamente os gestores das unidades escolares, “não podem se acomodar sob o argumento de que ‘temos que engolir mesmo, pois tudo vem de cima para baixo’”. Ela observa que o educador “não pode ficar quieto no seu canto reclamando, porque isso não muda nada, ao contrário, muda para pior, porque gera indisposição, antagonismo”.

A secretária foi enfática ao falar com o gestor sobre a tomada de posição do gestor, com a busca de inovações, de parcerias, a troca de experiências. “É necessário a tomada de atitudes, de repensar o sistema como um todo e não focar apenas a sua escola”.

Experiente como educador, o professor Mário César Gomes de Castro – mestre em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Desenvolvimento Local e Planificação Territorial pela Universidad Complutense de Madrid, atualmente docente n Universidade Estadual de Goiás -, deu palestra na abertura do Seminário, abordando o tema “desenvolvimento humano”, e acompanhou os gestores no andamento dos trabalhos nestes seis meses de seminário. No encerramento, ele se dirigiu a eles e disse que aprendeu muito neste tempo. “Lendo, trocando experiência com os gestores, pude chegar a um conceito diferente do que é Educação. Tomando por base o indicador felicidade, pude conceituar a educação como algo mais do que o processo de desenvolvimento da capacidade física e individual, é algo que visa a integração individual e social e, mais: é algo que nos faz feliz. O saber traz felicidade”, disse o professor. Ele qualificou como “propicia a idéia do curso, cujo ganho foi a oportunidade de pensarmos a sociedade”.

Trabalhos

Os diretores produziram excelentes trabalhos tomando por base a realidade do município. Os temas foram diversos, como “A Educação no município de Anápolis”,. Emprego e Renda, Sustentabilidade.

Um dos trabalhos de destaque foi o do grupo 1, liderado pela gestora Mariuza Conceição, que apresentou o tema Emprego em Anápolis, mostrando a relação educação-emprego e os resultados desta integração.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMECT

 

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: