Skip to content

Anápolis marca presença na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

30/05/2010

 

A questão do desenvolvimento sustentável é o foco principal da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se realizou em Brasília na semana anterior. A Prefeitura Municipal de Anápolis se fez presente neste importante evento através da Secretaria Municipal de Educação/Diretoria de Ciência e Tecnologia, nas pessoas do Diretor de Ciência e Tecnologia, Fabrízio Ribeiro de Almeida, e da servidora Luciana Puglisi.
Coordenada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do órgão, a conferência teve como objetivo central a elaboração de diretrizes para a consolidação de um Sistema Nacional articulado que promova a efetiva cooperação entre as esferas federal, estadual e municipal, para consolidar a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).
“O intuito é que a ciência nacional melhore cada vez mais a vida das pessoas e ajude o Brasil a crescer com sustentabilidade. Para isso, é fundamental uma ampla discussão entre os representantes dos diversos setores da sociedade”, disse o ministro Sérgio Resende, de Ciência e Tecnologia, ao abrir o evento, juntamente com o secretário-geral da conferência, Luiz Davidovich. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva também participou da solenidade de abertura e entrega da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Além de autoridades nacionais da área, participou da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia o mais alto oficial do governo canadense na área de ciência, o presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Canadá, Howard Alper. Ele apresentou aos conferencistas as experiências canadenses de políticas de inovação e manteve contatos com os membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e com representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Ciência e Tecnologia para discutir os próximos passos nas relações bilaterais.
Com palestras “Um olhar para o futuro”, por Sérgio Mascarenhas, avaliando a ciência produzida no País nos últimos anos e o resultado do Plano de Ciência Tecnologia e Inovação (PACTI 2007-2010); e “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social – a experiência do Canadá”, por Howard Alper, a 4ª C,T&I encerrou nesta sexta feira.

A presença de Alper no Brasil visa fortalecer as relações já existentes entre os dois países. Inclusive o Brasil e o Canadá assinaram um acordo em ciência e tecnologia no ano de 2008.
Nesta conferência os participantes comemoraram os 25 anos do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMECT

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: