Skip to content

Oficina capacita professores para atuar junto a alunos com paralisia cerebral

17/05/2010

 

Os 70 alunos da rede municipal, portadores de paralisia cerebral, terão em sala de aula, professores com melhor nível de qualificação, dispensando-lhes atendimento um pouco mais especializado. Isto graças ao curso de capacitação ministrado pelo Centro Municipal de Atendimento ao Deficiente (CEMAD). Nesta quarta feira, 12 de maio, 80 professores da rede, divididos em três turmas, participaram de uma completa Oficina sobre o tema “paralisia cerebral”. As palestras foram ministradas pela equipe de AEE (Atendimento Educacional Especializado) do CEMAD, sob a coordenação da professora Delma Ferreira.

Nossos treinamentos já são rotineiros, mas cada um acrescenta algo a mais para a vivência em sala de aula do professor”, observa a coordenadora, acentuando que esta oficina teve por objetivo capacitar os professores para atender os alunos com deficiências decorrentes desta patologia.

HISTÓRICO

A Paralisia Cerebral (PC), foi descrita pela primeira vez em 1860 pelo Dr. William Little, tendo relacionado estas alterações com a hipóxia perinatal o dos traumas de parto como fatores determinantes de lesões cerebrais irreversíveis, mas a expressão foi praticamente cunhada por Freud em 1897.

A patologia compromete os movimentos da pessoa, resultando em envolvimento dos braços, das pernas, tronco e cabeça, necessitando de cadeiras de rodas e outros aparatos que auxiliam em sua locomoção.

Diante desta situação, considerando, inclusive, que a maioria das crianças tem o sistema cognitivo preservado, os professores carecem ser capacitados para aprender a lidar com as deficiências dos alunos, para adaptar o material pedagógico e executar os métodos que propiciam uma aprendizagem satisfatória. O CEMAD é dirigido pela professora Meire Leão Dias de Sousa, e com mais de 10 anos de fundação, tem para contar uma história positiva de processos de aprendizagem.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMECT

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: