Skip to content

Encontro de Leitura envolve professores da educação infantil

13/04/2010

 

Desde segunda feira, 12/04, que os professores da Educação Infantil participam do 4° Encontro de Leitura, promovido pela Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Nestes quatro dias (de 12 a 15/04) os mestres e coordenadores de creches estão reunidos durante todo o dia (uma turma pela manhã, fora do horário do trabalho na creche, outra no período da tarde) no auditório do Centro de Educação Infantil Igreja Pioneira, se capacitando ainda mais para desenvolver as atividades pedagógicas em sala de aula junto às crianças assistidas pela educação infantil. Uma gama de livros de literatura infantil está sendo trabalhada minuciosamente pelos coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil.

“Nosso intuito é fazer com que os professore façam do livro de literatura um prazer para si e para os alunos, de modo que estes possam se despertar para o prazer de ler, de conhecer, de descobrir coisas novas através do livro”, observa a gerente de Educação Infantil, professora Suelene Fernandes. Ela, inclusive, lembra o escritor brasileiro Mário Quintana, que diz que “analfabeta não é a pessoa que não sabe ler. É a pessoa que, sabendo ler, não gosta de ler”. E para que isso não ocorra com as crianças anapolinas, que estão sob os cuidados da equipe profissional dos CMEIs, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação,disponibiliza todos os recursos necessários para incentivar a criança à leitura desde cedo, já nos primeiros meses de vida.

As capacitações dos professores é um dos instrumentos desta gama de recursos que a prefeitura disponibiliza. Lembrado que o bebezinho entende a canção de ninar não pela nota musical, mas pela música em si, entoada pela mãe, o escritor Rubem Alves observa que “isso é verdadeiro também sobre aprender a ler. Tudo começa quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a estória. A aprendizagem da leitura começa antes da aprendizagem das letras: quando alguém lê e a criança escuta com prazer”. Esta, por sinal, é a finalidade da capacitação dos professores e coordenadores dos CMEIS.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMECT

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: