Skip to content

Seminário de Educação Inclusiva mobiliza escolas da rede municipal

12/04/2010

 

Com a palestra “Políticas Públicas – Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” pela professora Doutora em Educação Rosangela Machado, de Santa Catarina, foi aberto na manhã desta segunda feira, 12 de abril, o Seminário de Capacitação do Programa de Educação Inclusiva – Direito à Diversidade. A diretora do Centro Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência (CEMAD) Meire Leão Dias de Sousa, apresentou o trabalho desenvolvido pelo órgão de atendimento especializado, e a secretária de Educação, professora Virgínia Melo, exaltou a iniciativa: “esses seminários são muito importantes, pois vêm reforçar a prática adotada pela Prefeitura de defesa do direito à diversidade na vida cotidiana das pessoas;  e quando falamos em educação inclusiva, falamos no direito conquistado pelo cidadão, conquista esta que pôs por terra os muitos anos de discriminação”. A secretária destaca que a rede municipal trabalha com atenção voltada ao setor, garantindo atendimento especial às pessoas que requerem tratamento diferenciado, o que reforça, cada vez mais, a  política de inclusão social desenvolvida pelo município.
 
Com a participação de 132 participantes (educadores e gestores de escolas que trabalham com a educação inclusiva) de 46 municípios do entorno e Anápolis, o Seminário propõe a debater, durante cinco dias, os diversos aspectos que norteiam a política de educação inclusiva na rede pública.  Levado a efeito nas dependências da Estância Parque Hotel, o seminário começa nesta segunda feira e termina no dia 16/04.
Promovido pelo Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em parceria com a Prefeitura Municipal/Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia/Centro Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência (CEMAD), o seminário propicia aos participantes a ampliação dos seus conhecimentos para atender alunos portadores de necessidades especiais nas escolas públicas. O programa foi lançado em 2003, sendo o responsável pela formação de milhares de professores em todo o país.
Através desta iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia dá  continuidade às ações de formação dos professores e gestores que trabalham com o Programa Educação Inclusiva. “Estes seminários têm propiciado a formação de gestores e educadores, contribuindo com a disseminação da política de inclusão escolar, ao mesmo tempo em que orienta a equipe da Secretaria quanto às ações da educação especial para a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos”, observa a secretária de Educação, Virgínia Melo.
A realização do Seminário é consoante à Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva a partir da formação de gestores e educadores que se tornarão multiplicadores dos fundamentos e princípios da educação inclusiva, atuando na defesa do direito da pessoa com deficiência, de uma escolarização de qualidade e ao atendimento educacional especializado.
 
PALESTRAS:
Dia 12/04
08h30:  “Políticas Públicas – Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” – Rosangela Machado;
13h30 – “Conhecimento e Avaliação” – Rosangela Machado.
 
Dia 13/04

08h30: “A escola na perspectiva da educação inclusiva – construção do projeto pedagógico e promoção da acessibilidade” – professora Doutora Débora Conforto 13h30 – Continuação do tema.
 
Dia 14/04
08h30: “Sala de recursos multifuncionais: oferta do atendimento educacional especializado” – professora Doutora Aderlane Barreto.
13h30 – Continuação do tema.
 
Dia 15/04
08h30: “Política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva”, – professora Doutora Anna Costa.
13h30 – Continuação do tema
 
Dia 16/04
08h30: Encerramento solene, com a presença do prefeito Antônio Gomide, e palestra “Formação continuada de professores da educação inclusiva” – professora Doutora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen.
13h30 – Avaliação final do seminário.

 

 

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. semect permalink*
    01/06/2010 08:06

    Bom dia, Sr. Roberto!

    Agradecemos a colaboração neste blog, bem como as informações adicionais sobre tema de Inclusão Educacional.

    Atenciosamente.

    SEMET

  2. Roberto Façanha permalink
    31/05/2010 21:39

    Parabéns pelo trabalho.
    Gostaria de apresentar dois inovadores produtos no trato da inclusão educacional:
    1- ESTAÇÃO E3: Estação multifunção utilizada na novela VIVER A VIDA pela personagem Luciana. Além do uso como base de informática a E3 pode ser utilizada na sala de aula, bibliotecas, telecentros e linhas de produção.
    2- ELETRO QUADRO: desenvolvido para a melhor qualidade de trabalho do professor e do aluno cadeirante. Sua regulagem de altura permite seu uso em diversas situações.
    Os produtos são comercializados pela ACQUA VERTTI de Curitiba.
    Informações: rgf-pr@hotmail.com
    Seguem os links para apresentação:

  3. Ivanete Santos permalink
    04/05/2010 13:19

    Sou educadora e trabalho numa sala de recursos com alunos surdos, esta tambem é uma causa que tenho defendido por algum tempo e tiro o chapeu p/ todos que fazem um belissimo trabalho como este seminário que vcs fizeram.
    Parabéns.

  4. fernando lopes nascimento permalink
    14/04/2010 16:16

    parabens pelo curso a todos que se preocupa com a educaçao de pessoas com alguma deficiencia muito bom minha esposa marcia esta fazendo este curso que e muito bom para o seu crescimento na area de educaçao volta a parabenizar a educaçao sesse pais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: