Skip to content

Professores recebem orientações sobre como trabalhar com crianças autistas

10/03/2010

A presença de pelo menos duas crianças autistas nas unidades escolares da rede municipal de educação levou a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia / Gerência de Educação Infantil a realizar um encontro pedagógico com os professores dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas que trabalham com a educação infantil para tratar do assunto.

Pra ministrar a palestra acerca do tema, foi convidada a fonoaudióloga Priscila Brenda Costa Gonçalves (do CEMAD – Centro Municipal de Apoio Ao Deficiente Maria Onilza Borges). Os cerca de 50 professores coordenadores pedagógicos destas unidades participaram atentamente da palestra, que enfocou o tema “Autismo”. “Muitas dúvidas foram esclarecidas neste encontro pedagógico acerca do autismo e acerca de outras síndromes e necessidades especiais de crianças em processo de aprendizagem”, disse a gerente da Educação Infantil do Município, professora Suelene Fernandes.

Este foi o segundo encontro pedagógico para professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, realizado neste ano letivo. Sobre o autismo, a fonoaudióloga Priscila Gonçalves explicou que o autismo é uma desordem na qual a criança não desenvolve inteligência normal, nem relações sociais normais, se comportando de modo compulsivo e ritualista.

O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. De causas desconhecidas, o autismo se manifesta nos primeiros meses de vida, sempre antes dos três anos, sendo maior incidência em meninos. Uma criança autista prefere estar só, não forma relações pessoais íntimas, não abraça, evita contato de olho, resiste às mudanças, é excessivamente presa a objetos familiares e repete continuamente certos atos e rituais.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMECT

 

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. semect permalink*
    12/05/2010 17:48

    Boa tarde, Naiara!

    Sugerimos que entre em contato com o Centro Municipal de Apoio aos Deficientes – CEMAD. O telefone é (62) 3902 1132.

    Atenciosamente.

    SEMECT

  2. Naiara Ramos permalink
    12/05/2010 14:52

    Estou no 6° periodo de pedagogia, estou fazendo a matéria de Educação Especial. Preciso fazer um trabalho sobre crianças autistas, quero saber como posso trabalhar português, matemática, ciências e Estudos Sociais, pois estou um pouco confusa de como trabalhar. É necessário um trabalho diferenciado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: