Skip to content

Valorização da fanfarra

24/02/2010

Reconhecida como um importante instrumento de promoção da musicalidade e civismo nas escolas da rede municipal, a Prefeitura adota medidas para valorizar a Banda Municipal de Percussão Comendador José Epaminondas Costa sediada na Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, localizada na Vila Jaiara. Neste ano a Banda ganha novo uniforme que deverá ser usado na festa dos 103 anos de emancipação política da cidade, informa o regente da Banda, professor Geraldo Valdivino da Silva. Servidor público municipal há mais de 30 anos, há 29 ele trabalha com a fanfarra.
Feliz com a conquista da Banda, ele diz acreditar que “para o ano que vem, dentro das perspectivas de zelo da administração para com a Educação, cremos que teremos novos instrumentos musicais; e vamos fazer esta solicitação ao prefeito”, observa. Argumenta que os uniformes são muito bem-vindos porque o grupo tem apenas duas indumentárias, sendo uma sucata, e uma em melhor estado, com a qual se apresenta em diversos eventos como desfiles, apresentações nas escolas na semana da Pátria e, ainda, em concursos estaduais, regionais e nacionais.
Ressalte-se o fato de que a Banda Municipal de Percussão Comendador José Epaminondas Costa é campeã nacional de Bandas, título conquistado em 2005 na cidade de Tatuí (SP), sendo detentora de 48 troféus conquistados em vários concursos em Brasília, Goiânia, Ceres e em outras cidades. “A Banda hoje está excelente, em perfeitas condições de conquistar novos títulos”, diz professor regente.  Ele recomeça o trabalho com o grupo na segunda feira, dia 1° de março. Os treinamentos são realizados três vezes por semana.
Instrumentos
A Banda Municipal de Percussão Comendador José Epaminondas Costa tem 80 elementos, adolescentes e jovens alunos da rede municipal, sendo 48 instrumentistas e 32 componentes da comissão de frente (porta estandarte, corpo coreográfico, baliza), além do pessoal de apoio, que são os professores da escola.
A Banda possui 48 instrumentos de percussão: bumbos, surdos, repique, caixa de guerra, surdo-mor e pratos. Para 2011 o regente espera que a Banda ganhe novos instrumentos e percussão para complementar os já existentes e, mais ainda: que ganhe instrumentos de sopro (trompete, trombones, bombardão, sax, flugelhorn, entre outros), situação que a transformará de banda de percussão em banda marcial.

Assessoria de Comunicação/SEMECT

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: