Skip to content

Prefeitura de Anápolis, SENARGO, FAEG e Sindicato Rural

23/01/2010

 

Em reunião no gabinete do Prefeito Municipal, foi apresentado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás, através de sua Coordenadora Maria Adelaide Macarini dos Santos o Programa Agrinho.


Estiveram presentes o Presidente do Sindicato Rural de Anápolis, José Caixeta, Diretor do Sindicato Marco Antonio,  Coordenador do Programa Saúde no Campo Pedro Santos Leão, Diretor Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Álvaro Gonçalo e responsável pela Educação Ambiental das Escolas Municipais Profª Eucárice Cabó. 

José Caixeta deu início fazendo as apresentações, onde também relatou a atuação do Sindicato Rural, fazendo um breve relato das ações onde foram oferecidos 231 cursos em parceira com o SENAC e mais outros cursos em atendimento às necessidades da comunidade rural. Dando sequência,  Dr. Mozart, representando o Prefeito Antonio Roberto, relatou a sua experiência em 30 anos frente a presidência do SESC, mostrando-se conhecedor do Sistema “S”.

Maria Adelaide, fez um pequeno histórico do Programa Agrinho, que teve início no Paraná em 1995, onde na ocasião priorizou a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problemática pontual do meio rural contida no manuseio de agrotóxicos e contaminação da população.

Ao longo dos anos ampliaram-se e aprofundaram-se as temáticas relativas ao Meio Ambiente e foram incluídos temas como saúde, cidadania, trabalho e consumo.

Em 2008, o Agrinho assistiu mais de 1,5 milhões de alunos, em 385 municípios do Estado Paraná.

Com o objetivo de estimular as crianças ao saber e atuar como cidadão, promovendo a formação de multiplicadores de consciência ambiental e estimulando uma maior interação entre escola, professores, alunos e comunidade.

Quanto a execução, o Programa é desenvolvido e acompanhado, em todas as suas fases pelo Sistema FAEG/SENAR, com o apoio das Secretárias Estaduais e Municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente.

Os professores serão treinados quanto a proposta metodológica, ao conteúdo técnico, á aplicação dos instrumentos e ao uso do material pedagógico enfatizando a aprendizagem colocativa.

Tema para 2010: ÉTICA, CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

  • Livro temático para os professores do 1º ao 5º ano;

  • Livro temático para os professores do 6º ao 9º ano;

  • Apostilas “Projetos Pedagógicos”;

  • Vídeo (apresentação do Programa, Ética, Cidadania e Meio Ambiente;

  • Site (em construção);

  • Fórum de discussão.

A Secretária Municipal de Educação, apoiou a implantação do Programa no município, juntamente com o Presidente do Sindicato Rural José Caixeta e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável Dr. Mozart Soares Filho.

Na próxima semana, estará disponivel no site http://www.senargo.com.br, as fichas de inscrições e o período de treinamento será entre dos meses de março a maio de 2010, em Goiânia.

Fonte: Blog da Semect Ambiental.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: