Skip to content

Alunos da rede municipal recebem óculos

13/12/2009

 

 

Com apenas sete anos de idade, Isabela Fleury, já enfrentava uma problema de gente grande: dores de cabeças excessivas. Apesar dos cuidados a dor não cessava e o motivo só foi descoberto depois que o projeto Escolas Promotoras de Saúde passou pela Escola Municipal Ayrton Senna, local onde a menina estuda. Ela foi um dos 96 alunos de 12 unidades de ensino que apresentaram problemas visuais e receberam na manhã desta sexta-feira, 11, gratuitamente, os óculos que foram entregues pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Isabela recebeu o objeto das mãos do prefeito Antônio Gomide que participou do evento de entrega realizado no Teatro Municipal.

Também estiveram presentes o vice-prefeito João Gomes, a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Virgínia Pereira de Melo, e o chefe de gabinete da Semusa e coordenador do projeto, Roberson Guimarães, além de diretores, professores, pais e alunos.

Para receber os óculos os alunos se submeteram a uma triagem realizada pelo programa que desenvolve ações de saúde das escolas. Ao todo, 340 alunos de 12 unidades fizeram exames oftalmológicos através de uma parceria com o Hospital Oftalmológico. Os estudantes que tiveram problemas diagnosticados receberam os óculos por meio de uma ação conjunta com a Ótica Precisão.

Roberson Guimarães, chefe de gabinete da Semusa e coordenador do Escolas Promotoras de Saúde, informou que o teste de acuidade visual é apenas uma das várias ações que o programa desenvolve nas escolas. “Procuramos avaliar toda a saúde do aluno, inclusive, com apoio familiar”, frisou. Ele acrescentou que, além da disponibilização de óculos, o programa ainda realizou cirurgias de estrabismo e glaucoma.

O prefeito Antônio Gomide enfatizou a necessidade de tratamento na área oftalmológica, já que os problemas visuais além de prejudicarem as crianças, interferem diretamente no aprendizado escolar. “Antes estas crianças sentiam incômodos e não sabiam que se tratava de problemas na visão que podem ser corrigidos ou amenizados com um simples par de óculos”, disse.

Promoção da saúde

O Escolas Promotoras de Saúde constitui uma grande estratégia de promoção da saúde no âmbito escolar e um mecanismo articulado de esforços e recursos multissetoriais, orientados para o melhoramento das condições de saúde e bem-estar, ampliando assim as oportunidades para um aprendizado de qualidade e o desenvolvimento humano sustentável para todos os integrantes das comunidades educativas. “É um verdadeiro projeto de transformação social”, frisou Roberson Guimarães. Segundo o médico, o projeto ultrapassa os muros das escolas, abrangendo todo o universo ao redor, como família e comunidade, com ações ligadas à saúde em geral, educação e comportamento. Roberson Guimarães acrescentou que a iniciativa está sendo levada a todas as escolas do município e será acompanhada e monitorada de forma contínua. “É um trabalho permanente, com a proposta de promover ações preventivas de saúde para um melhor desempenho dos alunos”, assegurou.

A secretária Virgínia Pereira de Melo afirmou que este trabalho tem uma enorme repercussão, já que irá contemplar todas as escolas municipais. “Com isso teremos crianças com mais saúde. Um aluno que enxerga bem, não tem anemia e está nutrido vai aprender mais, refletindo diretamente na melhoria da qualidade do ensino”, ressaltou.

Fonte: ASCOM

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: