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SEMECT recebe visita ilustre do Prof. Libâneo

14/10/2009

libaneo

A SEMECT recebeu, hoje, a visita do Prof. Dr. José Carlos Libâneo, Doutor em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutor pela Universidade de Valladolid, Espanha. Atualmente é professor da Universidade Católica de Goiás, no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Na ocasião, a Profa. Ângela – Diretora de Educação da SEMECT, perguntou ao Prof. Dr. Libâneo qual o motivo de sua visita à Prefeitura de Anápolis. O mesmo respondeu que veio convidar o Prefeito Municipal, Antonio Roberto Gomide, para participação na abertura do III Edipe no dia 21/10. O Prefeito confirmou a presença no evento.

Em um momento de conversa informal, a Diretora de Educação perguntou ao Prof. Libâneo qual a importância da Gestão Escolar na Educação.

O Professor frisou a relevância de alguns requisitos essenciais para o desempenho desta função, entre elas, a necessidade da formação específica para ser um diretor, uma boa diretora;  o desenvolvimento de requisitos bem definidos no processo eleitoral para diretores e a aquisição de competências e habilidades específicas para o desempenho de um bom papel na gestão da escola.

Para reforçar as ideias expostas pelo Prof. Libâneo, dispomos abaixo as competências necessárias especificamente para participar da gestão da escola,  listadas em seu texto “A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competência”. Veja!

Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Os tópicos seguintes indicam conhecimentos e práticas que podem auxiliar os professores a participar ativamente dos processos e práticas da organização e da gestão da escola.

a) Desenvolver capacidade de interação e comunicação entre si e com os alunos de modo a saber participar ativamente de um grupo de trabalho ou de discussão, e promover esse tipo de atividade com os alunos

b) Desenvolver capacidades e habilidades de liderança.

c) Compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e Curriculares.

d) Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula.

e) Conhecer, informar-se, dominar o conteúdo da discussão para ser um participante atuante e crítico.

I) Saber elaborar planos e projetos de ação.

g) Aprender métodos e procedimentos de pesquisa. 

h) Familiarizar-se com modalidades e instrumentos de avaliação do sistema, da organização escolar e da aprendizagem escolar”.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

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