Skip to content

Inscrição dos professores em exercício nos cursos gratuitos de formação inicial

13/07/2009

Prezado (a) Professor (a)

A rede de Ensino a qual você pertence aderiu ao plano de metas de desenvolvimento da educação (PDE) e elaborou seu plano de ações articuladas (PAR), onde demonstrou as necessidades relacionadas à Formação de seus professores, para assegurar a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a todos os educadores que nela atuam.

A Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica tem a finalidade de organizar – em regime de colaboração da União com os Estados, Distrito Federal e Municípios – A formação inicial e continuada desses profissionais.

Por meio desse plano, você que ainda não possui graduação ou possui graduação em área distinta da que atua, poderá efetuar sua pré-inscrição em cursos de primeira licenciatura, de segunda licenciatura e de formação pedagógica (para bacharéis sem licenciatura). Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão oferecidas no plano, com CURSOS GRATUITOS para professores em exercícios das escolas públicas, na modalidade presencial e a Distância.

A pré-inscrição nos cursos será feita por você no sítio do MEC, no espaço denominado Plataforma Paulo Freire (http://freire.mec.gov.br/ssd/index/), onde você também poderá cadastrar ou atualizar seu currículo.

A partir da sua pré-inscrição e da oferta de formação pelas Instituições de Educação Superior (IES), as secretárias estaduais e municipais de educação deverão validar as inscrições na Plataforma Freire, com base em seu planejamento estratégico, visando adequar a oferta das IES à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. As inscrições validadas serão submetidas às necessidades reais das escolas de suas redes. As inscrições validadas serão submetidos às IES que após processo seletivo, caso necessário, procederão à matricula  nos cursos.

CASO VOCÊ JÁ POSSUA A FORMAÇÃO ADEQUADA, INCENTIVE E MOBILIZE OS SEUS COLEGAS DA REDE A SE INCREVEREM. Qualquer informação adicional pode ser acessada pelo sitio do MEC (http://www.mec.gov.br/) ou solicitada pelo endereço plataformafreire@capes.gov.br

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. semect permalink*
    25/03/2010 11:25

    Olá Francisco,

    Infelizmente, a Secretaria está responsável em adequar somente não licenciados.

    No seu caso, será necessário uma formação continuada em Matemática para ajustar-se à lei e continuar lecionando Matemática.

    Atenciosamente,

    SEMECT.

  2. Francisco das Chagas Candeira Sousa permalink
    12/03/2010 15:31

    A educação e base de tudo. formar professores é um compromisso do estado e uma obrigação do professor, por isso, posso dizer professor qualificado na area que leciona rede muito mais. Pesso então que me ajudem, sou formado em pedagógia mais leciono matemática a 18 anos, por isso, quero a ajuda na minha formação em matemática.

  3. semect permalink*
    03/03/2010 15:58

    Boa tarde, Maria Luiza!

    Aqui em Anápolis temos o Polo da Universidade Aberta do Brasil que funciona em parceria com a Universidade Federal de Goiás e a Universidade de Brasília.

    Em contato com a coordenadora da polo, Eunice Kattah, fomos informados que, neste momento, não há nenhum curso nem de graduação nem de pós-graduação com inscrições abertas. No entanto, você poderá se informar sempre ligando no polo no telefone: 3902 1458 ou acessando sempre o blog.

    Atenciosamente,

    SEMECT

  4. maria luiza permalink
    27/01/2010 12:50

    Tenho desejo de fazer um curso a distancia na área da educação.Possuo o curso Licenciatura de Estudos Sociais do primeiro grau. Trabalho na rede municipal do Recife,mas a Secretaria não me paga pela licenciatura,recebo apenas pelo curso de magistério ..

  5. maria luiza de santana permalink
    27/01/2010 12:46

    Tenho desejo de fazaer um curso a distancia na área da educação.Possuo o curso Liceciatua de Estudos Sociais do primeiro grau. Trabalho na rede municipal do Recife,mas a Secretaria não me paga pela licenciatura,recebo apenas pelo curso de magistério . Aguaro resposta.

  6. semect permalink*
    04/11/2009 16:27

    Boa tarde, Ilza.
    Que bom que deseja se capacitar cada vez mais.
    Tente olhar sobre a formação de professores que o Ministério da Educação está ofertando no site http://www.mec.gov.br.
    Vamos torcer para que alcance sua meta.

    Abraços,

    SEMECT

  7. Ilza Ramos Mota Costa permalink
    03/11/2009 14:24

    Sou habilitada em Pedagogia e gostaria de uma nova graduação em Filosofia.

  8. semect permalink*
    01/08/2009 10:07

    A formação de professores é um objetivo sério que a Prefeitura Municipal de Anápolis e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia está aprimorando cada vez mais para obter um resultado com sucesso, pensando sempre no ensino e aprendizagem de nossos alunos.
    Abraços,
    SEMECT

  9. 21/07/2009 20:03

    PARA MUDAR O ENSINO APRENDIZAGEM EM NOSSO PAIS COM O INTUITO DE LEVAR MAIS A SERIO NOSSA EDUCAÇÃO COM BASE NESSA PROPOSTA COM CERTEZA VAMOS TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE INSENTIVANDO TODOS A TOMAR GOSTO PELA PROFISSÃO PELA QUAL ESCOLHERAM COM ISSO PODEMOS OBTER UM BOM DESENPENHO NO ENSINO APRENDIZAGEM.

    FORMA PROFESSORES PARA QUALIFICAR O NIVEL DE ENSINO APRENDIZAGEM EM NOSSO PAIS E LEVAR PARA FRENTE A APRENDIZAGEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: