Skip to content

Museu Histórico de Anápolis

06/07/2009

 

MUSEUana

Um pouco de sua história…

A casa do Museu Histórico de Anápolis foi construída no estilo colonial, no inicio do século XX, por José da Silva Batista. Seu proprietário permaneceu nela até seu falecimento, em 1910, e sua esposa D. Francisca de Siqueira Batista, até a década de 1930, quando veio falecer. A casa foi vendida para o Pe. Trindade e serviu de casa paroquial. Em seguida instalou-se a Escola Paroquial Dom Bosco, quando foram matriculados vários meninos e meninas. Dada a lotação da casa, Pe. Trindade decidiu que os meninos permaneceriam estudando na casa, já as meninas foram estudar nas dependências do asilo São Vicente de Paula, que situava-se na atual Av. Goiás no lugar onde hoje se encontra o Colégio Estadual Profº Faustino (Escola Normal). Posteriormente a residência foi alugada e, em 1959, o Sr. Alderico Borges de Carvalho comprou a casa que pertencera ao seu avô (Zeca Batista) com a intenção de instalar um museu que guardasse a memória dos pioneiros, e a história de Anápolis. Em 1971 o então prefeito Henrique Antonio Santillo criou o Museu Histórico de Anápolis, sendo formada naquele ano a Comissão Organizadora do Museu Histórico de Anápolis, que teve como presidente o Profº Jan Magalisnki. De 1971 a 1975 foram feitas pesquisas sobre a história de Anápolis e também se originou um grande número de doações para o acervo do museu. No dia 26 de julho de 1975, na gestão do prefeito Jamel Cecílio, ocorreu a abertura oficial do museu para a visitação pública. A casa foi tombada como Patrimônio Histórico por Lei Municipal nº 1824 em 1991. O museu possui uma exposição que mescla aspectos da casa e a história local, retratando os pioneiros, o início do arraial, a religiosidade, os animais e os artefatos indígenas. Possui ainda a primeira mesa cirúrgica de Anápolis, seção de numismática, fotografias, jornais e outros objetos que retratam a história do município e do estado.

Curiosidade

É sabido que Anápolis foi fundada por Gomes de Sousa Ramos (1837-1889), que para o local se mudou, em 1870, dando início ao povoado de Santana das Antas. Foi ele que construiu a primeira capela, dedicada à avó de Jesus, padroeira da cidade.

Anos atrás, quando Maria Prottis, a decana no museu (e cuja idade ninguém sabia…) era a diretora da casa, um garotinho entrou lá, passeou pelas salas, a olhar tudo.

Chegou até Maria Prottis que, de pé, arrumava qualquer coisa. Olhou-a de frente e de perfil, rodeou-a para examinar-lhe as costas. Por fim, perguntou:

— Dona, aqui no museu tudo é antigo?

— É, sim – respondeu Maria Prottis, atenciosa e sorridente.

Aí o garoto, inocentemente, deu a porretada:

— Então, a senhora conheceu o Gomes de Sousa Ramos?

(Estória contada pelo Sr. José Sizenando Jayme)

Visitem o Museu!

O Museu Histórico de Anápolis possui em seu acervo documentos, jornais, fotos e outros objetos que marcam a história de nosso município.

Endereço: Rua Cel Batista, 323, Setor Central, Anápolis/GO.

Fone: (62) 3202 1193

Fonte: Diário da Manhã

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 25/02/2010 16:08

    obrigada

  2. semect permalink*
    11/10/2009 19:40

    Olá Yara,
    Parabéns pelo comentário! Realmente é de extrema importância conhecermos a nossa história para que possamos construir um belo futuro!

    Equipe SEMECT

  3. yara permalink
    11/10/2009 18:22

    isso e otimo para quem quer a prender mais um pouco sobre histori.

    Um museu e onde agente desenvouve a cutura antiga.

    otimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: